segunda-feira, 31 de outubro de 2005

Terramotos

250 anos após o grande terramoto que abalou Lisboa, eis que surge o Free Your Mind organizado pela MTV.
Este evento, que decorrerá debaixo da famosa pala de Siza Vieira situada no antigo Pavilhão de Portugal no Parque das Nações, junta nomes como Gomo, The Gift, Blind Zero e Skin. A entrada é gratuita.

Mas não queria deixar de reflectir sobre a grande catástrofe que foi o sismo de 1755, a que se seguiu um maremoto.
O terramoto teve início às 9 horas e 40 minutos do Dia de Todos os Santos, 1 de Novembro de 1755. A terra tremeu três vezes, num total de 17 minutos, e, durante vinte e quatro horas, a terra não deixou de estremecer.


Com que aspecto ficaria Lisboa caso este terramoto a visitasse de novo?
Tenho a ligeira impressão que não seria preciso muito para arrasar com Lisboa inteira, tal é a podridão em que se encontra.
E qual a probabilidade de voltar a acontecer?
Eu diria que muito grande.
Quais os efeitos para o nosso país caso esta catástrofe nos escolhesse?
A esta pergunta nem me vou dar ao trabalho de responder pois são inimagináveis e aterrorizantes.

quarta-feira, 26 de outubro de 2005

Nós por cá...

Não podia deixar de partilhar mais uma situação caricata.

A situação que se segue faz-me lembrar os tempos de escola em que tudo era permitido.
Pensava eu que era só na escola, mas não...

Mas, ao deparar-me num dia destes, em plenas instalações da minha empresa, que há alguém que ainda brinca aos rabiscos na cara de um candidato de uma qualquer lista a qualquer coisa, fico com a impressão que também há criancices onde não devia haver.

Mas tudo bem, como não conheço o senhor de lado nenhum achei graça e pedi gentilmente para tirarem fotos da obra de arte.
Realmente parecem coisas do diabo embora lhe tenham dado o título de cabeça de porco...

terça-feira, 25 de outubro de 2005

Gripalhada das aves

Começo a estar um bocado farto desta história da gripe das aves.
No entanto, ontem consegui rir um bocado quando vi uma reportagem num telejornal em que a entrevistada (uma vendedora ambulante de uma feira) relatou o seguinte facto: “Estava uma senhora a coçar o nariz e eu disse «Ó senhora., saia de ao pé das galinhas!!!!»”.
Mas que raio de histerismo é este que agora até se tem medo que os humanos passem as suas constipações às galinhas?
E que raio de vida é a nossa que centramos em torno de um papagaio?
Estou preocupado, sim, com este fenómeno, mas não me vou trancar em casa nem vou mudar os meus hábitos alimentares por causa disto.
Se formos a ver bem, já nada é seguro.
Vivemos num mundo podre e que está prestes a rebentar.
Vou-me martirizar até esse dia chegar?
Nem pensar.

segunda-feira, 24 de outubro de 2005

Azares

Vou partilhar uma história caricata e muito embaraçosa para os seus intervenientes (que respeitosamente deixarei no anonimato).
Esta situação ocorre a altas horas da noite num local ermo perto de uma estrada deserta e muito sombria no meio de nenhures.
Foi precisamente aí que um jovem casal optou por estacionar o carro.
Pois nem vou discutir o que estariam a fazer (à caça dos gambuzinos é que não estavam!), mas as contas saíram-lhes furadas quando ao rodar a chave da ignição nada aconteceu a não ser o barulho de um motor engasgado.
Realmente é uma daquelas situações em que a bateria não podia falhar.
E o que fazer de seguida? A opção passou por telefonar a alguém e engolir em seco a maior vergonha das suas vidas.
E a quem telefonar? Já que se vai ter de assumir a “culpa”, pelo menos que seja com algum amigo/a mais próximo que compreenda a situação, de preferência com poucas perguntas.
A ligação é estabelecida... “Cabos para a bateria? Não tenho! Espera só um bocado que vou perguntar aqui”. Ao que eu respondo: “Não tenho cabos nenhuns”.
Apesar de tudo lá fomos em busca do casal atolado na sua própria desgraça, algures no fim do mundo.
Chegados lá, eis que já tinha chegado a ajuda desejada. Aquelas duas pessoas com os cabos milagrosos foram a sua salvação.
A nossa viagem foi em vão mas também é para isso que ainda servem os amigos.
Sem saber bem o que fazer disse em tom de brincadeira: “Que maneira mais estranha para nos conhecermos”. Que frase mais parva para se dizer, pensei depois!
Vim a saber que aqueles dois indivíduos eram o... tio e primo da jovem (!).
Alegadamente ter-lhes-ão telefonado como solução extrema de recurso, isto porque os pais não podem sequer sonhar que aquela “aventura” com o namorado alguma vez aconteceu.
Cúmulo dos cúmulos fiquei também a saber que estes parentes “salvadores” moram no mesmo prédio da tal jovem.
Será que esse segredo vai ficar tão bem guardado?
É preciso ter muito azar!!!

sexta-feira, 21 de outubro de 2005

Despedidas

Hoje vou partilhar mais uma experiência única no local de trabalho (confesso que já tinha saudades de partilhar alguma).
É habitual, na empresa em que exerço funções, que trabalhadores que passam à situação de reforma enviem um e-mail de despedida para toda a empresa.

Já vi de tudo um pouco escrito nesses e-mails desde o contacto que é deixado até promessas de almoçaradas.
Ontem recebi mais uma dessas comunicações e, após longa ponderação e reflexão, decidi-me por divulgar o seu conteúdo por o considerar especialmente interessante. Por razões de segurança substituí certas partes por três pontinhos entre parêntesis.

Amigos(as),

Na impossibilidade de, pessoalmente, dar um abraço a todos os meus amigos e amigas (que são bastantes)e que, ao longo de mais de 3 décadas de trabalho no (...) tiveram a gentileza de me aturar, venho por este meio agradecer-lhes a ajuda e o carinho que sempre me dispensaram, e lembrar-lhes que a vida continua.
Para os outros, menos amigos, que também os há, desejo apenas, que este Governo, lhes dê com o martelo
de Stº Hilário que é o que eles merecem.
A partir de hoje sou mais um reformado e consintam-me, apesar de tudo, esta minha publicidade que não é enganosa.

A todos um muito BEM HAJA.
(…)


Gosto particularmente quando coloca entre parêntesis que tem bastantes amigas.
Também não me é indiferente que este ex-funcionário deseje aos seus “menos amigos” que “este Governo lhes dê com o martelo de Santo Hilário que é o que eles merecem”.
Mas que praga malévola é esta que vai tirar o sono aos seus “menos amigos”? Quem foi, afinal, Santo Hilário?

Entretanto, hoje já recebi mais 2 e-mails de despedida que decidi, também, transcrever.

Caros colegas

Informo que no próximo dia (...) passo à situação de reforma e portanto o meu login vai ser substituido por (...).
Fico grata a todos pela convivência e as boas relações de trabalho que me proporcionaram.
Agradeço do fundo do coração toda a colaboração que me deram e tudo o que convosco aprendi ao longo destas 4 décadas.
A todos desejo felicidades e concretização dos vossos objectivos pessoais e profissionais.

Um beijo
(...)

Ora aqui está um e-mail decente de despedida que mais parece o agradecimento de uma actriz consagrada galardoada com um Óscar (ou Globo de Ouro) pela sua brilhante carreira.

Finalmente transcrevo o último e-mail que recebi.

Sendo hoje o meu último dia de trabalho e estando consciente que cumpri com o meu dever, durante mais de 30 anos, ao serviço do Metropolitano de Lisboa, a todos apresento as minhas despedidas, desejando a todos as maiores felicidades pessoais e profissionais,

A partir desta data o meu endereço electrónico é o seguinte:
(...)@(...).com

Lá está um perfeito exemplo de quem se despede bem... e que deixa o seu e-mail pessoal para concerteza combinar umas almoçaradas com os seus, agora, ex-colegas.

quarta-feira, 19 de outubro de 2005

Gilberto Madaíl... na night

Chegou ao meu conhecimento que o Presidente da Federação Portuguesa de Futebol foi ao Hard Rock Café numa destas noites (apesar de saber quando foi, não vou divulgar).
Até aqui parece tudo normal, isto porque o homem também tem direito à vida.
O que não me parece muito normal é o que se segue.
Aparentemente, Madaíl encontrava-se com algum sangue no álcool (talvez devido a um jantar bem regado!) e ia acompanhado com três amigos, entre os quais uma senhora loura, a qual parecia sofrer do mesmo mal no sangue, ao mesmo tempo que se mostrava muito intima do alto dirigente da Federação...
À saída, ao passar por duas jovens (brasileiras, por sinal), um dos seus amigos deu um encontrão numa delas (talvez de propósito, quem sabe?).
Eis então que Madaíl volta atrás e mete conversa com elas todo sorridente, dando, inclusivamente, dois beijinhos a cada e tratando-as, visivelmente, com grande intimidade(ver braço do Sr Madaíl na foto!).

Esperemos que não se lembre para a próxima de convidar todos os jogadores e equipa técnica da selecção para ir dar uma voltas pelos bares da Alemanha.
É que a polémica surgida em Saltillo no Mundial de 86 e a famosa festa de jogadores da selecção com “meninas” na campanha de apuramento para o Euro 96 não nos faz ter a certeza que em 2006 não aconteça o mesmo. Parece que de dez em dez anos acontecem episódios destes.
Estará Madaíl em estágio?
E será que a sua esposa sabe destes seus jantares?...

segunda-feira, 17 de outubro de 2005

Fim da temporada de F1

Acabou mais uma temporada do “grande circo”.
O último Grande Prémio de Fórmula 1 que decorreu na China serviu para consagrar o mais jovem campeão do mundo Fernando Alonso da Renault.

O espanhol venceu a corrida e deu também a vitória de construtores à sua escuderia.
Apesar de Kimi Raikkonen ter sido claramente superior ao longo de grande parte da temporada, a grande irregularidade provocada pela pouca fiabilidade do McLaren-Mercedes acabou por ditar o seu segundo lugar na classificação de pilotos.
Aliás, não fosse a irregularidade do McLaren-Mercedes (claramente o melhor carro da época) e os erros (infantis) de Juan-Pablo Montoya, o título de construtores dificilmente fugiria à equipa britânica.

Quanto ao “nosso” Tiago Monteiro, este fez uma época muito regular, tendo conseguido amealhar 7 pontos, graças a um terceiro lugar na corrida mais nojenta que vi em toda a minha vida (EUA) e a um oitavo lugar em Spa-Francochamps, esta sim com verdadeiro valor. Como estreante, bateu, por larga margem, o recorde de maior número de Grandes Prémios consecutivos terminados, tendo apenas sido forçado a desistir uma única vez.
Conseguirá Monteiro manter, no mínimo, um lugar na Jordan da próxima época ou dar-lhe-ão uma oportunidade de correr num carro mais competitivo?

Um espectáculo chamado... Natalie Imbruglia

Foi no Sábado que Natalie Imbruglia actuou pela primeira vez em Portugal.
Apesar do dérbi que decorria à mesma hora, os fãs e simpatizantes da cantora australiana não faltaram.
Foi uma atmosfera inacreditável aquela que se viveu no Freeport.
Tal como esperado, o tema “Torn” foi o mais ansiado pelos espectadores que puderam finalmente assistir a um concerto que já tardava a surgir em solo nacional.
Após cerca de hora e meia de concerto foi com um “Big mistake” frenético que Natalie Imbruglia se despediu.
Não houve encore mas espera-se que a cantora não demore outra eternidade a fazer uma visita aos seus fãs...

sexta-feira, 14 de outubro de 2005

Nós por cá

Não podia deixar passar em claro esta situação e, consequentemente, solidarizar-me com o drama de quem vive no andar deste prédio algures em Lisboa (para salvaguardar a integridade de quem aí vive vou-me abster de revelar o local).

O indivíduo que colocou este cartaz na parede abaixo da sua janela consegue ser conciso, educado e... não dar erros de ortografia, o que é obra!!!
O autor do cartaz teve, porém, a inabilidade de o colar com fita cola, o que levou a que não tivesse tido a oportunidade de estar exposto mais do que um dia.Mas a ideia é engraçada e se alguém lhe der pernas para andar uma nova moda se iniciará...

quarta-feira, 12 de outubro de 2005

Chuva

Tantas vezes inimiga das pessoas, é, no entanto, com alegria que os portugueses recebem esta chuva que caiu por todo o país e que tanta falta faz.
Finalmente, após um ano de seca extrema e embora seja ainda insuficiente para alterar definitivamente esta situação extrema a que o país chegou, podemos começar a respirar de alívio.
E uma coisa interessante está a acontecer. O comum do português é um ás a criticar quando não se faz ou não acontece, assim como é capaz de criticar quando se faz ou acontece.
Pois... ainda não ouvi uma voz exaltada ou descontente face à “malvada” da chuva. Tal deve ser da circunstância especial em que vivemos, isto apesar das inundações provocadas até... no Alentejo, imagine-se!Confesso que já tinha saudades de dar uso ao guarda-chuva, assim como a maioria dos portugueses, creio. No entanto, a falta de treino é bastante visível...



segunda-feira, 10 de outubro de 2005

Portugal no Mundial

Este fim-de-semana desportivo marcou, após a vitória (sofrida) sobre o Liechtenstein por 2-1, o carimbar da passagem da selecção de todos nós ao Mundial de Futebol de 2006 a decorrer na Alemanha.




Muitas outras selecções já confirmaram também a sua presença na mais importante prova ao nível de selecções, incluindo Angola que após uma campanha exemplar, deixando de fora a Nigéria, vai estrear-se nesta grande prova.

segunda-feira, 3 de outubro de 2005

Pós Eclipse


Neste momento em que escrevo continuo cego de tanto admirar o namoro do Sol com a Lua.
Foi quase perfeito o encaixe.
Foi como se de química entre duas pessoas se tratasse.
Os dois tornaram-se, hoje, um só.
Mas demorou pouco tempo e não foi pleno.Foi só o tempo necessário para dois eternos amantes se reencontrarem...

Dia Internacional do Idoso

Pela resolução 45/106 da Assembleia Geral das Nações Unidas, designou-se o dia 1 de Outubro como o Dia Internacional do Idoso, comemorado por todo o mundo no passado Sábado.

É hora de fazer uma análise da situação em Portugal (e em todo o mundo).

Graças a um decréscimo simultâneo das taxas de mortalidade e de natalidade, assiste-se a uma fenómeno de envelhecimento populacional.

Com a continuada descida dos níveis de fecundidade já se ultrapassou o limiar de substituição das gerações (2,1 crianças por mulher), rondando os 1,4 em 2004.

Por outro lado, assiste-se a um acréscimo da esperança média de vida graças à descida dos níveis de mortalidade infantil e nas idades mais elevadas. Actualmente, a esperança média de vida à nascença é de 75 anos nos homens e 81 anos nas mulheres.

De futuro, não se prevendo um aumento dos níveis de fecundidade para cima do limiar de substituição das gerações, aliado ao aumento expectável da esperança de vida, prevê-se um cenário negro.

A cada século que passa a população idosa não pára de duplicar, prevendo-se que sejam 3 milhões em 2050!