sexta-feira, 20 de janeiro de 2006

Fim?

Chega hoje ao fim a campanha presidencial. Foram semanas de intensas campanhas de promoção dos vários candidatos. Muitas quezílias, ataques pessoas e... poucas ideias. A não ser que repetir a mesma ideia muitas vezes conte como muitas ideias.
Espero sinceramente que não haja uma segunda volta pois já estou vencido pelo cansaço de ver o telejornal cheio de reportagens sobre as diversas campanhas, os famosos direitos de antena e as imensas acções de rua.
Por falar nos direitos de antena, tenho a apontar, de entre as inúmeras anormalidades aí existente, duas situações.
A primeira é a canção de apoio a Cavaco Silva cantada pela fadista e mandatária para a juventude, Kátia Guerreiro. Sinceramente já estou farto de a ouvir. Acho mesmo que me persegue pois não consigo tirá-la da cabeça (a música, claro).
A segunda é o apoio dado pelo escritor Rui Zink a Manuel Alegre. Mas que raio de apoio é aquele? Atirar-se para o chão depois de dizer algo que agora não me estou a lembrar é algo de surreal. Não o seria se fosse para apoiar Garcia Pereira ou Francisco Louça. Mas, é mesmo capaz de ser a pior representação de todos os tempos.
Amanhã é dia de reflexão e domingo é o dia da decisão se Cavaco Silva ganha à primeira ou se é necessária uma segunda volta.Por favor, reflecte bem no sábado e toma a melhor decisão no domingo. A escolha é entre acabar já com tudo ou continuar o sofrimento por mais umas semanas. Qual pesará mais?

sexta-feira, 13 de janeiro de 2006

Visita do PCP ao ML

Passou hoje ao final da manhã pelo meu gabinete uma comitiva da campanha do candidato presidencial apoiado pelo PCP, Jerónimo de Sousa.
E quem liderava a comitiva era a deputada e artista da revista à portuguesa Dra. Odete Santos!!!
Assim que entrou na minha ala disse espantada "Ah, três jovens. A juventude é que é. Só me faz lembrar uma canção...".
E começou a cantarolar "Mocidade, mocidade, tua não fujas de mim..." e por aí adiante.
Eu e os meus colegas ficámos estupefactos a olhar uns para os outros com uma daquelas caras 'o que foi isto?'.
Lá recebi uns tantos apertos de mão e um calendário de 2006 com a cara de Jerónimo de Sousa cujo slogan é 'determinação confiança!'.
E assim se passou mais uma sexta-feira 13.

quarta-feira, 11 de janeiro de 2006

Compreender os sismos

Tem-se assistido nos últimos dias a uma série de sismos em Portugal.
A sismicidade decorre da falha Açores-Gibraltar que, por sua vez, resulta de uma descontinuidade entre as placas tectónicas euro-asiática e africana.

ESCALA DE RICHTER
1 - Não sentido pelas pessoas
2 - Sentido apenas nos andares mais altos
3 - Sentido no solo e nos prédios
3,5 - Objectos vibram e paredes rangem
4,5 - População sente e objectos caem
5 - Mobília move-se e livros caem
5,5 - Pânico geral. fissuras e queda de chaminés
6,5 - Paredes caem e fendas no solo
7 - Edifícios destruídos e queda de pontes
7,5 - Ruptura de estradas, barragens e rios transbordam
8,5 - Destruição das estruturas
9 - Rios desviados, topografia alterada, destruição total

OS DEZ MAIORES SISMOS

PORTUGAL
(DATA - LOCAL- MAGNITUDE)

1719 - Portimão - 7
1755 - Lisboa - 8.75
1858 - Setúbal - 7.1
1964 - Algarve - 6.2
1969 - Algarve - 7
2005 - Soure - 3.8
2005 - Marvão - 3.5
2005 - Mora - 4.4
2006 - Lisboa - 5.1
2006 - Lisboa - 5.1

NO MUNDO
(DATA - LOCAL- MAGNITUDE - MORTOS)

1556 - China - 8 - 830.000
1700 - EUA - 9 - ?
1755 - Portugal - 8.7 - 90.000
1906 - Equador - 8.8 - 1.000
1920 - China - 8.6 - 200.000
1957 - EUA - 9.1 - ?
1960 - Chile - 9.5 - 5.700
1985 - México - 8.1 - 9.500
2004 - Ásia - 9 - 155.000

quinta-feira, 5 de janeiro de 2006

"A carne é fraca"?

Do Brasil surge uma história horrenda.

Um sujeito de 38 anos, mais conhecido como “Xaropinho”, confessou que violou a própria filha de 11 anos, mas disse que só praticou o crime porque foi seduzido pela menina. «Eu tentei bravamente resistir e não consegui, sabe como é doutora, a carne é fraca», confessou à delegada.

Ele contou que se sentiu aliviado pelo facto do crime ter sido descoberto. «Graças a Deus que acabou, eu não aguentava mais, senão ia acontecer o mesmo com a menor de 10 anos», assumiu. Idevaldo Lima contou que chegava do serviço cansado e, às vezes, tinha bebido umas cervejas. Ao entrar na sua casa, “Xaropinho” deitava-se no sofá. Nesse momento, segundo ele, a filha de 11 anos começava a acariciá-lo e atirava-se para cima dele. «Não faz isso minha filha, eu sou seu pai», dizia para filha, de acordo com seu depoimento. “Xaropinho” disse que a última vez que ele violou a filha estava totalmente embriagado.

Segundo a menina de 11 anos, Idevaldo passou a abusá-la sexualmente depois que ela e a irmã chegaram de Irituia, interior do Estado, em 2004, para morar com ele e a madrasta em Ananindeua. A vítima não via Idevaldo desde os 2 anos. «Ele nunca foi meu pai. Nunca gostei dele. A gente brigava todo dia. No início ele não fazia isso», disse a menina, que não esconde a angústia pela violência sofrida.

A menina revelou que Idevaldo a atacava à noite, enquando todos estavam a dormir, ameaçando-a de morte, falando que mataria a outra filha se contasse para alguém. «Uma vez ele colocou um terçado no meu pescoço para eu não gritar», lembrou a criança. A irmã dela confirmou a história e disse que só resolveram contar tudo para a filha da madrasta, após uma crise de violência de Idevaldo. «Nós fomos para uma festa na casa da Alessandra. Até ficamos preocupadas porque não o vimos na rua. Quando ele chegou lá, começou a gritar e a dizer que ia matar a gente. Ficámos com medo e contámos tudo para a Alessandra», falou a menina de 10 anos.

Este é, infelizmente, o mundo real...

quarta-feira, 4 de janeiro de 2006

Cobra albina de duas cabeças leiloada no e-Bay

O presidente do World Aquarium de Saint Louis, nos EUA, Leonard Sonnenschein, decidiu levar a leilão We, uma cobra albina de duas cabeças de seis anos de idade, que vive no aquário desde 1999.
As ofertas no site e-Bay começam a partir de um lance inicial de 150 mil dólares.
A cobra chamou a atenção do aquário quando o dono anterior a colocou à venda, poucos dias depois do nascimento do réptil. A instituição pagou 15 mil dólares por ela, mesmo sabendo que a maioria das cobras de duas cabeças vive apenas poucos meses.
Mas We sobreviveu e cresceu. Com quase três centímetros de diâmetro e mais de um metro de comprimento, ela tem um tamanho saudável para sua espécie. O corpo é branco, mas as cabeças são avermelhadas. We conseguiu sobreviver porque diferentemente de outros animais de duas cabeças, as suas duas bocas conduzem a um mesmo estômago.
Cientistas acreditam que We ainda tem uns 10 anos pela frente, e Sonnenschein diz que o réptil, cuja genitália é feminina, está na idade de procriar.


terça-feira, 3 de janeiro de 2006

Pai Natal de ressaca

Após um período estafante, o Pai Natal tem agora as suas merecidas férias.
Parece-me, no entanto, que abusou um pouco na festa de passagem de ano.