quinta-feira, 3 de abril de 2008

“Don´t try this” e wrestling da semana

O wrestling é entretenimento e todas as manobras num combate são previamente ensaiadas ou, pelo menos, previstas de maneira a que o espectáculo tenha mais cor e para que os wrestlers envolvidos se preparem para certas manobras de forma a evitar lesões.

No entanto, a história do wrestling está cheia de casos em que um pequeno erro colocou em perigo a integridade física do oponente.


Hoje apresento três casos.

O primeiro caso que trago passou-se na velhinha ECW num combate que opunha o já falecido Chris Benoit com Sabu num PPV chamado Extreme Warfare em 1994. Chris Benoit tentou aplicar um flapjack em que o adversário cai de cara no chão. Sabu, no entanto, entendeu que a manobra seria um back body drop em que o adversário cai de costas. Esta má comunicação entre os dois wrestlers custou uma fractura no pescoço de Sabu.

O segundo caso aconteceu no PPV Summerslam de 1997 num combate pelo Campeonato Intercontinental que opunha Owen Hart e ‘Stone Cold’ Steve Austin. Owen Hart ao aplicar o seu finisher Hart Driver, uma espécie de Tombstone Piledriver do Undertaker, provocou uma lesão grave no pescoço de Austin. Nesta manobra, o adversário é colocado de cabeça para baixo mas não é suposto que a cabeça toque no tapete do ringue. Foi o que aconteceu, porém, pelo que o seu peso caiu sobre o seu pescoço.
Este incidente acabaria mais tarde por acelerar o abandono prematuro de ‘Stone Cold’ dos ringues, pautando-se a partir daí por pequenas aparições em que bebe brinda o público com umas cervejas e aplica Stunners.


O terceiro caso aconteceu no PPV Royal Rumble de 1998 num combate “Casket Match” (caixão funerário) pelo Título da WWF entre Shawn Michaels e o Undertaker. A certa altura Michaels tentou atingir o Undertaker que se encontrava perto das cordas que contra-atacou com um back body drop para fora do ringue. No entanto, a viagem foi mais curta do que era suposto e Shawn embateu com as costas no caixão, provocando-lhe duas hérnias discais e a fractura de outra. Como resultado, o HBK parou de competir durante 4 anos.



Programação de wrestling na TV:
Raw - 4 de Abril (22h15, Sic Radical)
ECW - 4 de Abril (23h45, Sic Radical)
SmackDown! - 5 de Abril (10h15, TVI)

Sem comentários: