sexta-feira, 22 de fevereiro de 2008

Estreias de cinema

Juno

Género: Comédia / Drama
Realizado por Jason Reitman, com Ellen Page, Michael Cera, Jennifer Garner

Sinopse:

O filme relata a história de uma adolescente de 16 anos - Juno MacGuff (Ellen Page) - que após descobrir estar grávida de 9 semanas de Paulie Bleeker (Michael Cera), um colega de liceu, pondera várias soluções à sua situação. A princípio ela opta pelo aborto, mas uma decisão de última hora faz com que mude de ideias, decidindo-se pela adopção. Com a ajuda da sua melhor amiga, Leah (Olivia Thirlby), Juno procura nos classificados de um jornal pais adoptivos que lhe pareçam ideais. Juntamente com o seu pai, Mac (J.K. Simmons), visita os possíveis pais adoptivos da criança, Mark e Vanessa Loring (Jason Bateman e Jennifer Garner). Com o passar do tempo, Mark e Juno acabam por se tornar amigos com diversos interesses em comum. Complicações surgem, desde a sua vida na escola, passando pela sua vida familiar até sua vida amorosa...

Nota IMDB: 4.6



Michael Clayton – Uma questão de consciência

Género: Drama, Thriller
Realizado por Tony Gilroy, com George Clooney, Sean Cullen, Tom Wilkinson, Tilda Swinton, Sydney Pollack

Sinopse:

Michael Clayton (George Clooney) é uma espécie de "polivalente" numa das maiores firmas de direito das sociedades em Nova Iorque. Mandatado pelo co-fundador da firma, Marty Bach (Sydney Pollack), Clayton, um antigo promotor de justiça de uma família de polícias, encarrega-se dos trabalhos sujos da Kenner, Bach & Ledeen. Clayton limpa a "porcaria" que os clientes fazem, lidando com tudo desde atropelamentos e fuga, a histórias pouco abonatórias nos media, até mulheres que roubam lojas e políticos corruptos. Embora esgotado e descontente com o seu trabalho, Clayton está inextrincavelmente ligado à firma. Na empresa agro-química U/North, o lugar da responsável de consultadoria, Karen Crowder (Tilda Swinton), está dependente do acordo no processo que a Kenner, Bach & Ledeen está a conduzir e que aparenta encaminhar-se para uma um brilhante desfecho. Quando o advogado de topo da empresa, o brilhante Arthur Edens (Tom Wilkinson), tem um aparente esgotamento e tenta sabotar todas as provas do caso, Marty Bach envia Michael Clayton para resolver este desastre sem precedentes e, ao fazê-lo, Clayton dá consigo cara a cara com a realidade da pessoa em que se transformou.

Nota IMDB: 3.5



Persépolis

País: França, EUA
Género: Animação, Drama
Realizado por Vincent Paronnaud e Marjane Satrapi, com Chiara Mastroianni, Catherine Deneuve, Danielle Darrieux

Sinopse:

O filme conta a história de uma menina que cresce no Irão durante a Revolução Islâmica. É através dos olhos da precoce e extrovertida Marjane, de 9 anos, que vemos a esperança de um povo ser destruída quando os fundamentalistas tomam o poder, forçando as mulheres a usar o véu e mandando para a prisão milhares de pessoas. Inteligente e destemida, Marjane consegue fintar os "guardas sociais" e descobre o punk, os Abba e os Iron Maiden. Mas, quando o seu tio é cruelmente executado e as bombas começam a cair sobre Teerão durante a guerra Irão/ Iraque, o medo diário que invade o quotidiano do Irão torna-se palpável. À medida que vai crescendo, a ousadia de Marjane torna-se uma constante fonte de preocupação para os seus pais que temem pela sua segurança. Assim, aos 14 anos, tomam a difícil decisão de a enviar para uma escola na Áustria. Vulnerável e sozinha numa terra estranha, tem que enfrentar as típicas contrariedades dos adolescentes. Além do mais, Marjane é confundida com o fundamentalismo religioso e o extremismo, exactamente as coisas de que fugiu no seu país. Com o tempo, acaba por ser aceite e até conhece o amor, mas com o fim do liceu começa a sentir-se sozinha e cheia de saudades de casa. Apesar de isso significar ter que pôr o véu e viver numa sociedade tirânica, Marjane decide regressar ao Irão para estar mais perto da sua família. Após um difícil período de ajustamento, entra para uma escola de artes e casa-se, embora continue a levantar a sua voz contra a hipocrisia a que assiste. Aos 24 anos, percebe que, apesar de ser profundamente iraniana, não pode continuar a viver no Irão. É então que toma a dilacerante decisão de trocar a sua terra natal pela França, cheia de optimismo em relação ao futuro, moldada indelevelmente pelo seu passado.

Nota IMDB: 4.2



Bom fim-de-semana e bons filmes!

Sem comentários: