quinta-feira, 7 de agosto de 2008

Curtain Call e Wrestling da semana

Curtain Call

Esta semana vou abordar outros dos incidentes que mais abalou a WWF. Este ficou conhecido como Curtain Call e aconteceu no Madisson Square Garden a 19 de Maio de 1996 num House-show do Raw.

No meio dos anos 90, havia um grupo de wrestlers amigos na vida real que dominava toda a questão do booking na WWF, tendo sido acusados de se negarem a elevar (jobbar) algum outro wrestler que não fizesse parte do grupo, sendo o alvo de muita raiva, ciúmes e críticas por parte dos restantes membros do backstage.
Do Kliq (ou Clique) faziam parte Michael Hickenbottom (Shawn Michaels), Kevin Nash (Diesel), Scott Hall (Razor Ramon), Sean Waltman (1-2-3 Kid/X-Pac/6-Pac) e Paul Levesque (Triple H/Hunter Hearst Helmsley).

O grupo Kliq foi a pedra basilar para a formação de talvez as duas mais importantes stables da história do Wrestling, os D-Generation X na WWF/E e a New World Order (NWO) na WCW, já que Michaels e Triple H fundaram os DS com Chyna, e Kevin Nash e Scott Hall formaram a NWO, tendo sido X-Pac um membro bastante influente em ambas.

Em final de contracto e em vias de se transferirem para a WCW, estava previsto pelo booking que tanto Diesel como Razor Ramon jobassem para para Shawn Michaels e Triple H, para que os primeiros não fossem tão credibilizados para a rival WCW, e para que os segundos levassem um bom push.
Shawn Michaels e Razor Ramon eram faces (bons) e Diesel e Triple H era heels (maus).

No principio da noite, Hunter Hearst Helmsley teve um combate com Razor Ramon. No Main Event, Shawn Michaels, na altura campeão, teria um combate Steel Cage (jaula) com Diesel pelo Título da WWF. Após a vitória do HBK, Scott Hall entrou no ringue e abraçou-o, contrariando o booking. Esta situação não era vista como grave dado que ambos os wrestlers eram faces, mas logo a seguir, Triple H veio também até ao ringue e abraçou os dois. Para piorar a situação, Kevin Nash, que estava caído no tapete, levantou-se e juntou-se ao abraço de grupo.


Vídeo gravado por um fã:

A WWF/E queria manter a ilusão de que os faces e os heels não se davam bem nem na vida real, e sabendo da importância e influência que o kayfabe tinha sobre os fãs e público da altura era impensável que a WWF/E consentisse qualquer tipo de rompimento deste.
Não foi portanto de esperar uma reacção da companhia a este grave incidente, ainda mais pelo facto de ter sido divulgado um vídeo por um fã que conseguiu entrar com uma câmara escondida.

Enquanto Kevin Nash e Scott Hall, de partida para a rival WCW, foram dispensados ainda antes do final do seu contrato, Shawn Michaels, campeão da WWF e uma das maiores estrelas mundiais, não foi castigado por se temer que se pudesse juntar aos outros dois na WCW.
Sobrou Triple H, na altura um wrestler do mid-card e com pouca importância na companhia. Foi este o mais prejudicado de toda esta situação, tendo sido afastado da luta pelo Título Intercontinental e do Torneio King of the Ring de 1996. Além disso, foi obrigado a jobbar para vários wrestlers onde talvez a situação mais flagrante seja a humilhante derrota sofrida às mãos de Ultimate Warrior na Wrestlemania em poucos segundos.
O afastamento de Hunter do torneio KOTR, onde estava previsto vencer, foi talvez o castigo mais pesado, sabendo-se do tremendo push que o vencedor levava na altura. O vencedor desse ano foi “Stone Cold” Steve Austin que, com o seu discurso onde nasceu o célebre «Austin 3:16», saltou para o topo da companhia onde viria a roubar o lugar de destaque de Shawn Michaels e a tornar-se um dos maiores impulsionadores da Attitude Era.

Hoje em dia, tanto Shawn como Triple H assumem que tudo o que aconteceu naquele dia no Madison Square Garden foi uma enorme infantilidade, mas que eles eram jovens e apenas se queriam despedir dos seus melhores amigos, que estavam de partida para a companhia rival.


Programação de Wrestling na TV

Raw - 8 de Agosto (22h00, Sic Radical)
ECW - 8 de Agosto (23h45, Sic Radical)
SmackDown! - 9 de Agosto (10h15, TVI)
Great American Bash (PPV) - 9 de Agosto (14h30, Sic Radical)

Sem comentários: