segunda-feira, 6 de junho de 2005

Inauguração d' O Cantinho do Smoke

Bem-vindo(a) a este blog.
Quando pensei em iniciar a minha actividade de bloguista deparei-me com várias dúvidas e incertezas...
Serei capaz de manter um blog com assuntos interessantes?
Serei capaz de ser original?
Serei capaz de cativar outros a discutir os temas propostos?
Será que estou a dar um passo maior que a perna?
Após muitas outras dúvidas deparei-me com outra crucial... que nome dar ao blog!
Pensei, pensei, pensei...
Até que me surgiu uma visão da minha adolescência em que me deparava com uma situação muito interessante que caracterizei como “o cantinho do smoke”.
Mas o que era realmente o cantinho do smoke?
Na minha escola havia 4 pavilhões, e era atrás de um desses pavilhões que jovens da minha idade (e mais novos ainda) puxavam de um cigarro e aí cometiam, a meu ver, talvez o maior erro das suas vidas com a cumplicidade de uma escola que em vez de educar deseducava.
E o péssimo exemplo surgia... da sala dos professores.
Era hábito espreitar para dentro dessa sala através das janelas na esperança de não encontrar o professor que ia dar aula.
A certa altura apercebi-me de uma sinal de proibição de fumar que se encontrava no interior dessa mesma sala e que era escandalosamente visível.
No entanto, não havia sinal que demovesse essa classe, que deveria ser nobre e de exemplo para os seus educandos.
Tal como nessa altura, actualmente vemos muitas situações dúbias a que tendencialmente nos calamos e fingimos que não acontece, tornando-nos cúmplices por omissão.
No entanto, à medida que se vai ganhando poder e uma maior consciencialização dos problemas da sociedade, pergunto-me a mim próprio... porque não agitar a sociedade tocando com o dedo na ferida mas ao mesmo tempo desinfectando essa mesma ferida para que sare depressa e bem?
Mas, de que vale sarar uma ferida que constantemente se abre e que raramente tem tempo de sarar?
Porque nos misturamos no fumo da sociedade em vez de procurar o ar limpo que (ainda) existe?
Porque se valoriza o mau em detrimento do bom?
Porque se contenta com o bom quando o óptimo está mesmo ao lado?
Porque se critica a sociedade e um metro depois já nos juntamos ao seu fumo?
Diz-se que é fácil criticar, mas o que é criticar?...
É dizer mal nas costas e na frente dar o maior dos elogios?
É ser mal para os outros mas não se aplicar a si ou aos seus próximos?
Seremos nós os moralistas da sociedade e os outros os antros dessa mesma sociedade?
Este blog tentará ser ambicioso e não procurará fazer a crítica fácil.
O objectivo deste blog será o de eliminar os cantinhos do smoke que existem não só em Portugal mas por todo o mundo.
Seja bem-vindo(a) ao Cantinho do Smoke.

1 comentário:

Gato das Botas disse...

Muito bem, enfim um espaço onde trocar ideias e comentários. Eu era capaz de me habituar a isto. Para bem de quem por aqui passar, reza para que isso não aconteça ;)
Um abraço