quinta-feira, 15 de setembro de 2005

58 dias

Foi quanto demorou desde o dia em que o meu carro foi abalroado até ao dia em que tudo voltou ao normal.
Quase 2 meses para resolver um problema de facílima resolução mas que se tornou num bico de obra.
Resumidamente vou contar a história:
1º Desloquei-me à minha seguradora e coincidência das coincidências tinha acabado de mudar de instalações.
2º Quando cheguei às novas instalações estavam os funcionários em plena mudança
3º A minha seguradora escudou-se numa lei qualquer que diz que quando estão mais do que 2 viaturas envolvidas (como foi o caso) o sinistrado tem de apresentar a sua queixa a uma das outras seguradoras.
4º Fui à seguradora do indivíduo que me abalroou e aí me pediram para pedir um orçamento detalhadíssimo à oficina por mim indicada.
5º Ida à oficina para avaliar os estragos (cerca de 600€ sem IVA) e envio por fax do orçamento para a seguradora.
6º A seguradora marca um encontro na oficina com um avaliador seu.
7º O avaliador negociou com a oficina (cerca de 600€ com IVA).
8º Recebo um telefonema da seguradora a pedir o auto de participação do acidente feito pela GNR.
9º Lá tive de ir em sentido contrário para ir pedir o tal auto.
10º Chegado lá, vi-me confrontado com 2 opções: ou pedia uma cópia do auto, que custava 0,32 euros e levava de imediato, ou uma certidão, que custava entre de 10 a 15€ (já nem me lembro bem) e demorava uma semana a chegar.
11º O GNR disse-me que “uma dava e a outra podia não dar”, afirmações que me elucidaram plenamente...
12º Enviei a cópia desse auto por fax e, no dia seguinte a oficina foi informada de que já podia arranjar a viatura.
13º Eu não tomei conhecimento disto.
14º Se eu não tivesse a iniciativa de telefonar ainda hoje podia estar à espera.
15º Quando telefonei à oficina disseram-me que “iam ligar ainda hoje”.
16º Trouxe o carro da oficina... sem a antena!
17º Agora vou ficar à espera que a enviem.

Conclusão: Se puderes evitar acidentes fá-lo! E se o prejuízo não for grande é preferível pagá-lo do bolso a menos que o culpado se preste a pagar amigavelmente.

PS: Pelo meio disto tudo, o indivíduo que me abalroou tentou de tudo para que eu apresentasse queixa à seguradora do terceiro indivíduo envolvido.

2 comentários:

Anónimo disse...

Bolas... Parece a história interminável:) Só mesmo em Portugal. Para se conseguir qualquer coisinha somos confrontados com uma burocracia inacreditável. Vamos lá a ver se não tens de comprar uma antena nova :D

Ana disse...

Bem..Mas é mesmo assim, está tudo uma confusão neste país.. Ninguém se organiza! É melhor mesmo evitar esse tipo de problemas, porque só dão ainda mais problemas!
Fica bem!**