sexta-feira, 21 de outubro de 2005

Despedidas

Hoje vou partilhar mais uma experiência única no local de trabalho (confesso que já tinha saudades de partilhar alguma).
É habitual, na empresa em que exerço funções, que trabalhadores que passam à situação de reforma enviem um e-mail de despedida para toda a empresa.

Já vi de tudo um pouco escrito nesses e-mails desde o contacto que é deixado até promessas de almoçaradas.
Ontem recebi mais uma dessas comunicações e, após longa ponderação e reflexão, decidi-me por divulgar o seu conteúdo por o considerar especialmente interessante. Por razões de segurança substituí certas partes por três pontinhos entre parêntesis.

Amigos(as),

Na impossibilidade de, pessoalmente, dar um abraço a todos os meus amigos e amigas (que são bastantes)e que, ao longo de mais de 3 décadas de trabalho no (...) tiveram a gentileza de me aturar, venho por este meio agradecer-lhes a ajuda e o carinho que sempre me dispensaram, e lembrar-lhes que a vida continua.
Para os outros, menos amigos, que também os há, desejo apenas, que este Governo, lhes dê com o martelo
de Stº Hilário que é o que eles merecem.
A partir de hoje sou mais um reformado e consintam-me, apesar de tudo, esta minha publicidade que não é enganosa.

A todos um muito BEM HAJA.
(…)


Gosto particularmente quando coloca entre parêntesis que tem bastantes amigas.
Também não me é indiferente que este ex-funcionário deseje aos seus “menos amigos” que “este Governo lhes dê com o martelo de Santo Hilário que é o que eles merecem”.
Mas que praga malévola é esta que vai tirar o sono aos seus “menos amigos”? Quem foi, afinal, Santo Hilário?

Entretanto, hoje já recebi mais 2 e-mails de despedida que decidi, também, transcrever.

Caros colegas

Informo que no próximo dia (...) passo à situação de reforma e portanto o meu login vai ser substituido por (...).
Fico grata a todos pela convivência e as boas relações de trabalho que me proporcionaram.
Agradeço do fundo do coração toda a colaboração que me deram e tudo o que convosco aprendi ao longo destas 4 décadas.
A todos desejo felicidades e concretização dos vossos objectivos pessoais e profissionais.

Um beijo
(...)

Ora aqui está um e-mail decente de despedida que mais parece o agradecimento de uma actriz consagrada galardoada com um Óscar (ou Globo de Ouro) pela sua brilhante carreira.

Finalmente transcrevo o último e-mail que recebi.

Sendo hoje o meu último dia de trabalho e estando consciente que cumpri com o meu dever, durante mais de 30 anos, ao serviço do Metropolitano de Lisboa, a todos apresento as minhas despedidas, desejando a todos as maiores felicidades pessoais e profissionais,

A partir desta data o meu endereço electrónico é o seguinte:
(...)@(...).com

Lá está um perfeito exemplo de quem se despede bem... e que deixa o seu e-mail pessoal para concerteza combinar umas almoçaradas com os seus, agora, ex-colegas.

1 comentário:

Anónimo disse...

Ora aí está. Despedidas... Ainda bem k o fazem, conheço imensa gente k está desejosa de deixar os empregos pk já ñ aguenta akilo... LOL
Um sorriso =D e uns bjitos
É smp bom conhecer o homem por detrás dos posts.