quinta-feira, 5 de julho de 2007

Economia do ambiente: uma treta?

Face a esta revelação decidi fazer um pequeno exercício académico tendo por base a página do Google. Assim, tendo em conta que o Google terá 200 milhões de visitas com uma duração média de 10 segundos cada, tal dá 33,3 milhões de minutos/dia de navegação (ou 555,5 mil horas/dia). Com a diferença de 15 watts (74-59) entre uma página branca e preta, isso leva a uma poupança de 8,3 Megawatts/hora (ou 3.000 Megawatts/ano). Uma vez que o preço de cada watt está fixado em 0,10€ tal leva-nos a uma poupança diária de 833,3 mil euros, 25 milhões de euros mensais ou 300 milhões de euros anuais.

Impressionado(a)?
Este exercício foi feito apenas tendo em conta o site do Google, que criou uma versão toda escura do seu search engine chamada Blackle.com, embora não tenha todas as funcionalidades da página normal.
Imagine quanto se pouparia se os sites mais populares e visitados no mundo pudessem alterar a sua cor, assim como as definições dos programas operativos que utilizamos diariamente. Outra solução passa pela substituição nos monitores normais pelos TFT que consomem menos energia.
Ainda achas que isto da economia do ambiente é uma treta?

Sem comentários: