quinta-feira, 10 de julho de 2008

Montreal Screwjob e Wrestling da semana

Montreal Screwjob (Parte I)

Nas últimas semanas tenho falado das guerras existentes entre a WWF de Vince McMahon e a WCW de Ted Turner mas dirigida por Eric Bishoff.

Corria o ano de 1997 e a 9 de Novembro, durante o main event do pay-per-view Survivor Series, algo de inesperado acontece em Montreal, Quebec. Bret “Hitman” Hart defendia no seu país natal, o título mundial da WWF perante Shawn Michaels.

A certa altura do combate, HBK aplica o Sharpshooter no Hitman (curiosamente este era o finisher de Hart) e, de imediato, o árbitro Earl Hebner manda soar a campainha apesar de não haver qualquer desistência por parte de Bret.


Shawn Michaels tornava-se no novo campeão mundial da WWF e saía do Molson Centre sob escolta perante a indignação do público.
Bret Hart, percebendo o que se tinha passado, mostra o seu desagrado e cospe na cara de Vince McMahon, que de imediato aparecera para se explicar a Bret. O final desse pay-per-view veria Bret Hart a destruir tudo o que via à frente nomeadamente monitores de televisão.

Mas o que levou a esta situação?

Por essa altura a WCW tinha um grande poder financeiro e com facilidade aliciava os melhores wrestlers da actualidade. Foi o caso de Hulk Hogan, Randy Savage, Scott Hall, Kevin Nash, Lex Lugher, entre outros.

Bret Hart seguir-lhes-ia as pisadas mas havia um problema. Bret era o campeão da WWF e Vince McMahon ainda tinha na memória o que acontecera dois anos antes com Alundra Blayze, que atirou o título feminino da WWF no lixo numa emissão do WCW Nitro após a transferência de companhias.

Após o Survivor Series de 1997, Bret Hart rumava precisamente para a WCW. Vince McMahon, temendo que ele levasse consigo o título máximo da WWF procurou (tal como já tentara antes) convencer Bret a perdê-lo nesse pay-per-view. Ninguém convenceu Bret, que não queria perder perante o seu público (ainda por cima para Shawn Michaels) e jurava que o cederia no dia seguinte no Raw. Vince temia um episódio semelhante ao de Alundra Blayze pelo que o final do main-event do Survivor Series acabou por ter de ser improvisado.

Shawn Michaels e o árbitro Earl Hebner (apesar de ser amigo de Bret Hart) eram dos poucos que sabiam aquilo que se iria passar. Apesar de aplicar a manobra de submissão e de Bret não desistir, o árbitro deu por terminado o combate por submissão.

O que se passou a seguir conto na próxima semana...


Programação de Wrestling na TV:

Raw - 11 de Julho (22h00, Sic Radical)
ECW - 11 de Julho (23h45, Sic Radical)
SmackDown! – 12 de Julho (10h15, TVI)

Sem comentários: