quarta-feira, 8 de junho de 2005

Inferno... à vista

Não é preciso ser adivinho para me aperceber que este Verão vai ser novamente negro.
Disse Verão?
Perdão... ainda estamos na Primavera mas as nossas florestas já estão a ser fustigadas pelas implacáveis chamas que, ano após ano, teimam em destruir o pouco verde que ainda existe.
Pouco porque graças à situação actual de seca extrema que o nosso país vive, o verde tem este ano uma cor acizentada.
Se a prevenção e o eficaz combate ao incêndio não forem imediatamente acautelados, depressa o país ganha outra cor: o preto.
Espero que no final deste inferno não tenhamos (novamente) de “aprender” com os erros cometidos.
Basta de brincar com o fogo!


4 comentários:

Gato das Botas disse...

Inferno... à vista. Sem dúvida que sim.
Mais: muito me espantaria se assim não fosse, e não apenas por causa do clima.
Por onde começar? Pela ausência de planos de ordenamento do território credíveis? Pelo total desrespeito pelo bem comum que são as nossas florestas? Pela falta de meios e desarticulação das capacidades dos bombeiros? Pela desastrosa gestão do espaço florestal que conduziu ao abate sistemático de todas as espécies tradicionais portuguesas e ao cultivo desenfreado do eucalipto em busca do lucro fácil? Pela quase total impunidade de quem é responsável pelo dos fogos?

Nesta história há poucos inocentes, muitas vítimas e (aparentemente) nenhuns culpados. E quando falo de vítimas não falo só dos que são privados do pouco têm por causa de tudo isto. Vítimas somos todos nós. E culpados também, porque continuamos a encolher os ombros e a dizer "para o ano vamos resolver tudo", e no entanto só quando chega o tempo quente é que nos lembramos que o verão não é só sol e férias, é também fogos florestais e dietas suicidas.

Esta é, a despeito de tudo mais, a realidade deste país, e não há meios aéreos, planos de emergência ou promessas eleitorais que possam escamotear a verdade.
E os bombeiros e populares que ano após ano defendem o que é seu e dos outros como podem, por vezes pagam por isso com a vida. Também nisso, como em tanta coisa neste país, pagam alguns por todos.

Não precisamos de novos meios aéreos. Precisamos é de novas mentalidades.
E meus amigos, o tempo está-se a esgotar...

covinhas disse...

é incrível como há três anos que vemos sempre as mesmas imagens. será que os últimos dois verões não chegaram para a aprender?? a mim parece-me que não...infelizmente

Susana de Carvalho disse...

Sobre os culpados... desculpem dize-lo mas somos todos nós!!! Não basta sentarmo-nos e escrever umas críticas para atacar aqueles que no fundo tem o poder que "nós" lhes demos. Há poucos dias atrás assisti perto da minha casa a uma atitude que me fez logo lembrar deste assunto. Um terreno, não construído, entre casas habitadas estava cheio de restolho, ervas, arbustos e folhas secas. O que vi foi um grupo de homens em tronco nu com a "mão na massa" a limpar aquele terreno deixando-o apenas com as árvores de copa elevada e todo o terreno livre de resíduos facilmente inflamáveis. Isto sim, é Portugal em acção! Não tenho a menor dúvida de que aqueles homens não eram os proprietários do terreno e no entanto, ali estavam eles a prevenir um mal maior para as casas ao redor. Tomemos este caso como exemplo e passemos a olhar em redor para nos apercebermos de pequenos grandes gestos que podemos tomar para evitar calamidades para nós e para o próximo. Quanto aos outros "senhores", os que trocaram o tronco nú pelo colarinho branco, façam POLÌTICA, sejam líderes e não "aves raras" a passear sem orientação. Olhem para a frente e não para o próprio umbigo porque um HOMEM não é só status e dinheiro é a marca nos outros nos que ainda hão de vir e que têm o poder de manter-nos vivos e honrados mesmo depois de mortos. Mostrem o vosso pulso firme e a vossa determinação - Demarquem-se para serem eternamente relembrados.

Anónimo disse...

Pois é... Muitos falam no flagelo que são os incêndios (e com toda a razão), mas o facto é que não fazem a mínima ideia do que é passar por uma situação semelhante. Não sabem a aflição que é ver as coisas que demoraram uma vida a construir desaparecerem enquanto o diabo esfrega o olho. Felizmente, nunca me aconteceu pessoalmente, mas já esteve perto... A um simples virar do vento.
E para além dos prejuízos pessoais, existe ainda o prejuízo ambiental (que é incalculável). Será que ainda há mais algum hectare de floresta para arder neste país? O mais revoltante é que a maioria dos incêndios são causados por mãos criminosas que, na maior parte das vezes, não são punidos devidamente (se é que o são de todo).
Toda a gente fala de prevenção; presumo que seja feito anualmente um plano de prevenção ao combate dos incêndios...e resultados? Alguém os vê? A desculpa é sempre a falta de meios, a falta disto, a falta daquilo... Como dizia o outro "Eles falam, falam, falam, mas eu não os vejo a fazer nada..."