sábado, 11 de junho de 2005

Insegurança chega às praias

Tenho na memória a imagem de turistas a serem barbaramente assaltados por meninos das favelas, em plena luz do dia e à vista de todos, na Praia de Copacabana no Rio de Janeiro.
Pensei, na altura, ainda bem que isto não acontece, pelo menos daquela forma, em Portugal.
Pois foi precisamente no dia de Portugal que tal certeza se desfez.
Cerca de 500 (ou mais!) jovens “portugueses” de origem africana, provenientes dos bairros de risco da Amadora, inundaram a Praia de Carcavelos.
Infelizmente não foi para tomarem banhos de sol...
Será este um caso isolado?
Pela excelente organização demonstrada creio que outras situações do género poderão ocorrer...
Se tal se vier a repetir com alguma frequência, vai haver muito descontentamento social e quem ganha com isso são os partidos de extrema-direita nacionalistas, xenófobos e racistas.
Vamos querer combater a realidade de hoje com as práticas do passado?...


2 comentários:

Gato das Botas disse...

Concordo com tudo o que disseste, e digo mais. Hoje mesmo li um artigo num conhecido jornal diário muito a propósito disto. Ao que parece nesse mesmo dia uma jornalista televisiva no local após o arrastão interrogou um agente da PSP em directo sobre uma possível agressão policial a uma mulher na praia de Carcavelos. Ao que parece aliás, esse assunto foi mesmo o essencial da mesma reportagem.
Não ponho questiono a importância da situação, caso de facto se tenha verificado, mas face ao que ao que acabara de suceder, era secundário. 500 Marginais investem sobre uma praia portuguesa e uma jornalista dá mais importância a umas possíveis bastonadas de um polícia!? É por estas e por outras que a nossa polícia não é respeitada como devia e não consegue actuar como devia para cumprir a missão de que está incumbida.
Já percebemos que os jornalistas estão aí para nos proteger dos mauzões dos polícias, resta saber quem nos vai proteger dos santinhos dos bandidos ...

Anónimo disse...

[modo palerma]
Coitados dos jovens portugueses de origem africana. Ninguém gosta deles! Eles só se querem integrar na sociedade mas são como a função exponencial... não conseguem! Pobrezitos!

E o que dizer dos malvados dos polícias? A serem violentos com os meninos só por eles serem maioritariamente de raça negra! Deviam ser processados! Esses mauzões...
[/modo palerma]